Menu

ILHABELA, A MAIS BELA ILHA DE SÃO PAULO

A ilha mais bela de São Paulo, Ilhabela tem quase 350 quilômetros de extensão e mais de 70 praias. Fundada em 1805, 85% desse território compreende uma reserva da Mata Atlântica, a maior preservada do mundo. É acessada somente por balsa, tem natureza nativa e paisagens de tirar o fôlego. São diversas atividades para se fazer na ilha: praias para ir com as crianças, outras que só se chega de barco, passeios de aventura e mais de 300 cachoeiras para desbravar.

Então, que tal curtir esse paraíso com um guia do que a Ilhabela oferece de melhor? Selecionamos, com a nossa curadoria, lugares para aproveitar ainda mais essa incrível ilha.

Aproveite o Festival do Camarão, uma das maiores celebrações gastronômicas do País, desbrave Ilhabela e compartilhe a sua experiência na #ilhadagastronomia.

Daniela Filomeno, editora-chefe da revista eletrônica Viagem & Gastronomia

5 MELHORES PRAIAS PARA IR COM CRIANÇAS

1. Praia da Armação

No norte da ilha, logo depois da Praia do Pinto, a Armação tem mar calmo, ótimo para a criançada. É muito procurada pelos velejadores, com aulas de vela gratuitas.


2. Praia do Engenho D'Água

Dentro da cidade, favorece a prática de esportes náuticos. As árvores na orla proporcionam uma bela sombra. É ótima para um passear de bicicleta, tem ciclovia.


3. Praia do Perequê

A praia que fica na extensão da cidade, bem no meio do caminho entre a balsa e a vila, também tem um pier, de onde a criançada adora pular.


4. Praia do Pinto

Para acessá-la, é necessário fazer uma pequena caminhada. Com boa extensão de areia, coqueiros, mar calmo e estrutura de quiosques. Ótima escolha para estar com a família.


5. Praia do Sino

Uma das maiores diversões é procurar a pedra que faz som de sino, ao bater com algum objeto de ferro (alguns quiosques têm um martelo). Tem mar rasinho e poucas ondas.


4 PRAIAS ESCONDIDAS

1. Praia do Arrozal

Para chegar, é necessário fazer uma fácil trilha de 130 metros, a partir do canto esquerdo da praia do Siriuba. A pequena praia tem mar calmo e águas claras. Um riacho que deságua entre as pedras no meio da praia completa o cenário.


2. Praia da Caveira

Localizada no lado leste da ilha, com acesso somente de barco, a praia é deserta, com apenas 50 metros de extensão. Ficou conhecida por causa do trágico naufrágio do Príncipe das Astúrias.


3. Praia da Indaiaúba

No extremo sul da ilha está a pequena baía, abrigada pela mata nativa. O acesso é feito por barco passando por água calma e transparente. Essa é uma região de muitos naufrágios, por causa dos parcéis (formações rochosas).


4. Praia de Pacuíba

A escondida praia do Pacuíba é ótima para quem procura por privacidade. De beleza ímpar, bem arborizada – sombra natural para curtir o dia de sol. Para chegar, no sentido norte, mais três quilômetros após o asfalto terminar.


3 PASSEIOS DE AVENTURA

1. Trilha para o Pico do Baepi

Com bom preparo físico, vislumbra-se uma das paisagens mais lindas de toda a ilha. São 3,5 quilômetros de subida íngreme. A recompensa? É a belíssima vista de todo o canal de São Sebastião.


2. Mergulho no naufrágio Príncipe das Astúrias

No Carnaval de 1916, o transatlântico espanhol Príncipe das Astúrias naufragou no lugar conhecido como Ponta de Pirabura. O maior acidente já registrado na costa brasileira e é um dos mais conhecidos pontos de mergulho do Brasil.


3. Trilha para o Bonete

Para chegar a uma das mais lindas praias da ilha, é preciso encarar uma trilha de 15 quilômetros pelo Parque Estadual de Ilhabela de aproximadamente quatro horas (recomenda-se guia). No caminho, cachoeiras com águas cristalinas e muita Mata Atlântica preservada


3 PRAIAS PARA IR DE BARCO

1. Praia do Bonete

Uma das praias mais bonitas, só é acessada de barco ou trilha. A dificuldade para chegar recompensa pela beleza única. Com orla de mais de 600 metros de areia branquinha, de frente para o mar aberto, recebe muitos surfistas atrás das ondas. Abriga a maior comunidade caiçara de Ilhabela, que preserva a riqueza da cultura tradicional.


2. Praia da Fome

Ao se aproximar com o barco, já dá para ver um mar lindo, verde e calmo. A Praia da Fome é uma das mais charmosas para ir de barco. Sem nenhuma estrutura, vale se preparar para ir até lá, mas lembre-se de recolher tudo na saída e, como diz a famosa frase, não deixar nada além de pegadas.


3. Praia do Saco do Eustáquio

A praia Saco do Eustáquio fica escondida no fundo de uma pequena baía. Com mar calmo e cristalino, é ótima para mergulho livre. Com 120 metros de extensão de areia e muito verde ao redor, tem um mirante que proporciona uma visão panorâmica. Tem dois locais para comer, onde o peixe é pescado ali mesmo.


5 CACHOEIRAS IMPERDÍVEIS

Os caiçaras dizem que Ilhabela tem uma cachoeira para cada dia do ano. Das 365, selecionamos cinco para visitar, já!

1. Cachoeira da Água Branca

Acessível a partir de uma trilha de pouco menos de três quilômetros, dentro do Parque Estadual, a Cachoeira da Água Branca tem cinco quedas que formam verdadeiras piscinas naturais.


2. Cachoeira do Gato

Perto da Praia de Castelhanos está uma das mais bonitas de Ilhabela. Para acessá- la, precisa de preparo: são 50 minutos de trilha com subidas. A recompensa de ver essa beleza da natureza vale o esforço na chegada.


3. Cachoeira da Lage

A caminho da Praia do Bonete fica essa linda cachoeira, a 50 minutos de caminhada da ponta de Sepituba, onde se pode deixar o carro em um estacionamento. É bastante procurada pela piscina e tobogã naturais.


4. Cachoeira da Toca

Uma das mais visitadas de Ilhabela, com infraestrutura completa. Um verdadeiro parque de diversão aquático natural, com tobogã de pedra de 50 metros, piscina e uma gruta.


5. Cachoeira dos Três Tombos

No Sul, antes da Praia da Feiticeira, está a Três Tombos, uma das mais fáceis de chegar. Basta estacionar o carro na estrada principal, e acessá-la pelo canto esquerdo da praia da Feiticeira.


Essas e outras dicas você encontra no Guia Ilhabela 2017 Viagem & Gastronomia.

Copyright 2017